A empresa israelense Novelsat, especializada na otimização de transmissões via satélite, apresentou uma proposta para o formato DVB-S3, que possibilitará aumento de até 78% da quantidade de dados transmitida em um transponder.

A companhia nomeou o formato como NS3, é uma proposta para o DVB-S3, ela diz que foi testada com sucesso nos satélites da Eutelsat, AsiaSat 5, Amos 3 e alguns da Intelsat.

O avanço tecnológico reduzirá os gastos para transmissão de canais de alta definição e 3D que precisam de maior taxa de dados, ocupando mais espaço no transponder do satélite.

Segundo a empresa Novelsat, o NS3 é compatível com as gerações anteriores, o DVB-S e o DVB-S2, porém não especificou se é compatível para transmissão ou para recepção, provavelmente no futuro, serão divulgadas mais informações sobre o novo formato.



A otimização se deve à criação de novos algoritmos que possibilitariam a redução do Roll-off para até 5%. Hoje, os Roll-off típicos variam entre 20 a 40%. O Roll-off é o fator decaimento da portadora no espectro após a filtragem passa-baixa. Quanto maior o roll-off, mais a portadora se espalhará pelo espectro, necessitando uma separação maior para a portadora adjacente para evitar interferências.

Exemplos:
-NS3 pode aumentar 20% da capacidade em comparação ao DVB-S2 em transponder de 36 Mhz.
-NS3 pode aumentar 55% da capacidade em comparação ao DVB-S em transponder de 36 Mhz e78% em transponder de 72 Mhz, atingindo até 358 MB/s de taxa de dados transmitida.