Pois é pessoal, tive a oportunidade assim como muitos de vocês (assinantes de qualquer operadora menos a SKY - que ganhou o TBS hoje), de assistir os muitos canais abertos obrigatórios da TV por assinatura que chegaram na Claro TV semana passada (veja aqui) e em outras operadoras no ano passado.

Acontece que por trás da obrigatoriedade (e tanta polêmica), existem outras questões que me vieram a mente: estariam os deputados preocupados com a qualidade do que seria exibido na TV, ou apenas com os
interesses de particulares e do fuzuê criado pelo ministério da cultura sobre o caso?

Não sei. O que sei que misturado a conteúdos de qualidade duvidosa (típicos da TV aberta) temos uma imagem e um som simplesmente deprimentes. É muito visível que as operadoras apenas cumpriram com a Lei, sem nenhum peso na consciência na hora de afundar os canais com uma compreensão absoluta. Mas isso eu confesso que tinha certeza que iria ocorrer.

OS DESTAQUES DENTRE TODOS OS CANAIS

Aproveito sempre que cito o assunto, trazer também os pontos positivos (até para não ser hipócrita com quem aprova a Lei). Eles não são muitos mas existem. Canais como Mix TV, MTV Brasil, Rede Brasil e Rede TV (ainda fora da Claro), vieram para acrescentar em conteúdo. Quem gosta de canais religiosos, ganhou opções pouco exploradas na TV por assinatura. Retirando isso, são canais sem graça com madrugadas (e as vezes dias) de comerciais em cima de comerciais, filmes e séries bizarros e conteúdo deprimente- tudo isso meu caro assinante, enfiado goela abaixo.

Não existem opções (não é o simples garantir ao assinante a opção de ter tais canais caso queira), muito pelo contrário, hoje todos que tiverem um pacote terão esses canais, queiram ou não.

Passadas as alegrias e os louros trazidos pela nova Lei, creio que muito pouco nos foi acrescentado infelizmente...